Eles Moda Palpites

Xadrez: da Escócia para o mundo!!!

O tecido xadrez (check) foi criado por proprietários de terras na Escócia, durante o século XIX, como alternativa para o tartã (tipo de tecido quadriculado, parecido com xadrez, mas com padrões de linhas diferentes e cores levemente distintas), considerado inadequado ao uso diário e ao trabalho. Durante o século XX, foi usado, a princípio, somente em ternos e casacos masculinos, mas logo tornou-se popular para as mulheres em costumes, mantôs, xales, saias, vestidos e na década de 60 também passou a ser usado em calças femininas.

Estive na Escócia e aproveitei a visita à Edinburgh, capital do país, para registrar alguns looks tradicionais da região. União de moda e cultura!!!

Foi Madeimosele Coco Chanel que trouxe para o guarda roupa feminino, roupas elegantes e confortáveis no padrão tartã. Na década de 70, com o surgimento dos punks o xadrez foi usado como detalhes e tinha a intenção de ironizar e romper com os ícones culturais, exigindo mudanças sociais e comportamentais.

Da Europa para o mundo, o xadrez permanece na coleção outono/inverno 2011. O mix do quadriculado com jeans, couro e lã vestiu as vitrines no inverno de Londres. Adoreeeiiiiiii e, claro, trouxe algumas idéias para o Palpite de Luxo.

Homens, mulheres, crianças…..inspiração XADREZ!!!


By

Carmen Juliana 😉