Delicias Palpites

Taco: a delícia mexicana!

A delícia desta semana do Palpite de Luxo vem direto do México. Hummmmmm que saudadeeeee daquele país maravilhoso!!! Eu e a Raquel estivemos lá no ano passado e ficamos apaixonadas por tudo: o povo acolhedor, a cultura, história, beleza natural e, claro, a culinária … dá água na boca só de lembrar!!! Um dos pratos típicos mexicanos que faz sucesso pelo mundo inteiro é o TACO, uma tortilla à base de milho que pode ser recheada com carne picada (frango, carne bovina ou de porco), queijo, alface e às vezes tomate. Claro que tudo muito picante, com aquele sabor que só o México tem!!!

Este palpite foi sugerido pelo nosso querido amigo Glauber Laender, que usa esta receita há muito tempo e garante ser facinha de fazer!!!


Ingredientes para a tortilha:
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo
– 1 colher de chá de sal
– ½ xícara de chá de água morna
– 50 gr de banha ou gordura hidrogenada

Carne picante:
– 400 g de carne
– 1 cebola grande
– 2 dentes de alho
– 1 limão
– ½ colher de chá de cominhos
– ½ colher de chá de canela
– 2 pimentas malagueta
– Sal e óleo vegetal (a gosto)

Modo de preparar:

Tortilhas
Numa tigela, misture a farinha e o sal. Junte a banha e misture até obter uma farofa (farinha tipo areia). Adicione a água e trabalhe a massa até obter uma bola. Faça bolinhas do tamanho das de pingue-pongue, cubra com pano úmido e deixe repousar por 30 minutos. Com um rolo, abra as bolinhas até obter discos de aproximadamente 18 cm de diâmetro.
Prepare os tortilhas numa frigideira seca, sobre fogo alto (30 segundos de um lado, 30 do outro, mais 30 de um lado e mais 30 do outro), até que estejam ligeiramente douradas e cozidas. Se desejar, frite as tortilhas, inteiras ou cortadas em triângulos ou tiras, em óleo quente até que dourem, e escorra sobre papel absorvente.

Carne picante
Pique a cebola, o alho, o limão, os cominhos, a canela, as malaguetas (sem as sementes) e o sal, até obter uma pasta. Espalhe a pasta sobre a carne e deixe descansar na geladeira por duas horas. Sobre uma frigideira grossa, grelha ou chapa, bem quentes, doure a carne de todos os lados até atingir o ponto desejado. Deixe a carne repousar por 15 minutos e corte-a em fatias finas.

Agora é só rechear as tortilhas com a carne e se deliciar!!!

Hummmmmmmmmmmm vivaaaa o México!!! 🙂

Bjinhus,

Carmen Juliana 😉