Delicias Palpites

Receitas saudáveis para o inverno!

Bommm dia Brasil!!!!! Parece que o frio chegou para ficar de vez por boa parte do pais, aqui em Campo Grande a temperatura não anda querendo passar dos 17 Graus. Dá aquela vontade de ficar escondidinha debaixo das cobertas apenas com o nariz de fora não é? kkkkkk. A vontade de comer coisas gostosas e quentinhas só aumenta nesse período hehee (dá uma vontade de comer até sopa de pedra, arghhhh). Para espantar as baixas temperaturas, hoje vamos falar sobre receitas saudáveis para o inverno, caldinhos e sopas deliciosas, que além de mandar o frio para bem longe ajudam a manter uma alimentação saudável e muito nutritiva.

Os caldinhos são perfeitos para começar a se aventurar na cozinha, misturar ingredientes, ir testando os sabores e descobrindo novas receitas! Para ajudar nessa missão, fui atrás das melhores receitas de caldos e sopas dos Chefs brasileiros. Todas muito gostosas, testadas e aprovadas!!!

 Olha só as receitas delícias que separei! Yummiiii 😉

receitas para inverno

CREMA DI ZUCCA

Chefe: Carlos Bertolazzi

 O Crema Di Zucca é um creme de abóbora tradicional da Itália.

INGREDIENTES
Abóbora japonesa em cubos, 600 g
Alho, 2 dentes
Azeite extravirgem, 2 colheres
Batata em cubos, 200 g
Caldo de legumes, 1 litro
Canela em pó, 1 pitada
Cebolas pequenas, 2 unidades
Creme azedo, a gosto
Curry, 1 colher de chá
Manjericão, 6 folhas
Manjerona, 1 ramo
Manteiga, 1 colher
Sal e pimenta-do-reino branca, a gosto
Sálvia, 3 folhas
Tomilho, 1 ramo

PREPARO:

Em uma panela, refogue, com a manteiga e o azeite, a cebola e o curry.Depois, adicione a abóbora e a batata e deixe cozinhar um pouco. Em seguida, acrescente o alho, o caldo de legumes e as ervas. Tampe a panela e cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Acerte a quantidade de sal e pimenta. Retire as ervas após o cozimento e bata a mistura em um processador. Decore com creme azedo e o tomilho e sirva.

1.CREMADIZUCCA1.11.1.11.1.1.1

CAPELETTI IN BRODO
CHEFE: Edu Guedes

INGRADIENTES:
2 xícaras (chá) de capeletti quatro queijos
2 litros de água
Bouquet de erva doce, tomilho fresco, salsa e manjericão
2 tabletes de caldo de carne
1 xícara (chá) de vinho tinto
1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão

PREPARO:
Em uma panela, ferva a água com o bouquet garni, o caldo de carne e cozinhe o capeletti. Escorra a água, coloque a massa em travessa, acrescente o vinho tinto e misture. Sirva com o queijo tipo parmesão.

2.CAPELETTIINBRODO2.2DSC_07532.2.2.2

SOPA PARAGUAIA: 
CHEFE: Carla Pernambuco

A sopa paraguaia é tradicional do Mato Grosso. Em formato de torta ela pode ser servida de várias maneiras em diversas refeições.

INGREDIENTES
Azeite, a gosto
Cebola média (picada), ½ unidade
Cebola média fatiada (para decoração), 1 unidade
Fermento em pó, 1 colher de café
Leite, 500 ml
Manteiga com sal, 80 g
Milharina, 250 g
Milho-verde, 50 g
Ovos, 2 unidades
Queijo meia cura, 70 g

PREPARO:
Em uma panela, coloque o azeite, a manteiga, a cebola, o milho, a milharina e o leite. Mexa essa mistura por 10 minutos. Quando ficar pronta, deixe esfriar. Depois, em um recipiente, acrescente os ovos e o queijo. Misture com um fouet. Adicione a mistura feita anteriormente, o fermento e mexa bem. A consistência deve ficar parecida com a massa mole de um bolo. Unte a assadeira com a manteiga e despeje a mistura da “sopa”. Adicione cebola cortada bem fininha por cima. Asse em forno médio (170°C) por 10 minutos. Depois, deixe por mais ou menos 40 minutos até que a “sopa” fique dourada e a cebola tostada. Sirva imediatamente.

3.SOPAPARAGUAIA3.33.3.33.3.3.3

Creme de Palmito versão light
CHEFE: Ana Maria Braga

Essa receita pode ser feita original ou light, basta alterar a marca dos produtos para produtos light, aproveitando que o carro chefe da receita o palmito é de baixa caloria.

INGRADIENTES:
1 xícara (chá) de palmito
1½ xícara (chá) de creme de leite light
1 colher (sopa) de caldo de galinha
1 colher (sopa) de margarina sem sal ou light

PREPARO:
Pique o palmito em pequenos cubos e reserve. Em uma panela, coloque a margarina e o palmito. Leve ao fogo (médio) para refogar o palmito, mexendo sempre para não queimar. Acrescente, cuidadosamente, o creme de leite e misture o caldo de galinha (se for em cubo, esfarele-o antes de colocá-lo na receita). Quando começar a fervura, desligue o fogo, despeje o creme de palmito em uma xícara e sirva. Dica: Pegue um pão italiano e faça uma pequena abertura na parte superior dele. Tire um pouco do miolo, coloque o creme de palmito lá dentro e sirva.

www.tbfoto.com.br Konstanz - SP/SP - Junho/2008 Foto: Tadeu Brunelli4.44.4.44.4.4.4

Camarão na mini moranga
CHEFE: Olivier Anquier

Essa receita pode ser tanto em uma grande moranga quanto em uma mini moranga, da um charme todo especial e acompanha a tendencia do momento que são as Finger Food

INGRADIENTES:
1 moranga grande
12 camarões grandes
500g de requeijão
1/2 kg de cascas e cabeças de camarão
1 abobrinha
250g de inhame
1 tomate
1 ramo de tomilho
1 funcho
2 cebolas
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
4 copos de vinho branco seco
1 dose de conhaque
200 ml de creme de leite fresco
Azeite
500g de cabeça de peixe limpa (para o caldo de peixe)
Sal (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)

PREPARO:
Cozinhe a abobrinha e o inhame, deixando-os al dente e reserve. Em seguida, com uma faca, abra uma tampa na moranga e retire as sementes. Envolva a moranga em papel alumínio e coloque no forno por duas horas a 200ºC, ou até que fique macia por inteira. Após cozida, reserve o caldo da moranga e recheie com requeijão. Para preparar o caldo de peixe, em uma panela, coloque as cabeças de peixe com cebola, tomilho, 2 copos de vinho branco e complete com água. Deixe cozinhando por duas horas para engrossar.

Modo de preparo do molho bisque:
Em uma panela com azeite bem quente, frite as cascas de camarão até que fiquem vermelhas. Acrescente a cebola picada e, quando estiver transparente, flambe com conhaque. Coloque o extrato de tomate, 2 copos de vinho branco, o caldo de peixe até cobrir, os dentes de alho inteiros com casca, sal e pimenta do reino. Em seguida, inclua o tomate cortado em pedaços grandes e o caldo da moranga. Deixe refogar por 10 minutos. Acrescente o creme de leite e deixe por mais 15 minutos.

Agora é a hora de peneirar o caldo, espremendo as cabeças e cascas para soltar o suco. Despeje este suco dentro da moranga. Coloque também os camarões crus, os legumes cozidos e coloque no forno por 10 minutos. Na hora de servir, deixe o prato com estilo: em uma frigideira com azeite, frite 4 camarões temperados com sal e pimenta do reino e coloque por cima da tampa da moranga com um raminho de erva.

5.CAMARÃONAMINIMORANGA5.55.5.55.5.5.5

Quem ai vai correndo para a cozinha preparar essas receitas maravilhosas????

Não esquece de fazer aquela foto no Instagram e marcar o Palpite(@palpitedeluxo) hein!!!

Beijokas

Raquel