Delicias Palpites

Frutas – delícias para o verão!

Galerinha, já diz o ditado: “Ano Novo…Vida Nova”, então chega de preguiça … vamos traçar novas metas para 2012 e correr atrás dos nossos objetivos! Se tem uma coisa que nunca podemos deixar de desejar quando um novo ano se inicia é saúde, não é mesmo?! A mulherada então nem se fala … além de saúde todas sonham e prometem (mesmo que seja da boca pra fora) a busca pelo corpo perfeito! Então, hoje nosso palpiteco para este início de ano e verão maravilhosooo é: FRUTAS, FRUTAS e FRUTAS!!! Quer algo mais delicioso para este calorzão que tem feito por aqui?

Sempre que vejo uma fruta bonita fico admirando e já “como com os olhos” …hahahaha!!! Na minha última viagem à Europa não resisti às belezas dos mercados de Valência e Barcelona, na Espanha, e foram flashes para todos os lados!  Tantas frutas lindas, barracas decoradas, marmitinhas com pedaços de frutas para comprar e sair comendo, era todo mundo na onda natureba … e para quem prefere algo mais refrescante as opções eram sucos bemmm gelados e picolés de frutas! Worderful … ameiiiiii!!!

Vejam estas belezuras de dar água na boca! 🙂

Baixo Valor Calórico: com exceção de algumas frutas com alto teor de gorduras, portanto calóricas, como o abacate, o coco (polpa) e o açaí, a grande maioria das frutas tem poucas calorias. Daí o motivo dos nutricionistas incentivarem constantemente o aumento do consumo de frutas, por parte de quem está seguindo um planejamento alimentar, com o objetivo de manter o peso ou emagrecer.

Presença de Vitaminas e Minerais: as frutas são excelentes fontes naturais de vitaminas e minerais. Esses nutrientes contribuem para o bom funcionamento do organismo. Dentre as vitaminas, as mais freqüentes são:

– Vitamina C – presente nas frutas cítricas (laranja, limão, acerola, kiwi, morango, goiaba, caju, abacaxi);

Betacaroteno (precursor da Vitamina A) – encontrado nas frutas de coloração alaranjada ou avermelhada (manga, mamão, caqui, buriti, damasco, pequi, pitanga, melão, pêssego).

– Com relação aos minerais, o Potássio constitui o mais abundante nas frutas. A principal fruta fonte desse mineral é a banana.  

  Adorei essas marmitinhas … super práticas!

Teor Elevado de Água: as frutas possuem um alto teor de água em sua composição, às vezes chegando até 90%, como é o caso da melancia. Essa grande quantidade de água contribui para repor a perda através do suor, que é mais intenso no calor. 

Variedade nas formas de consumo: as frutas podem ser consumidas de diversas maneiras. Basta usar sua criatividade! A mais comum e a que aproveita melhor os nutrientes presentes nesses alimentos é a forma “in natura”. Outras opções igualmente saborosas são: sucos, vitaminas, sorvetes, picolés, doces em calda, mousses, pavês, tortas, geléias, licores, vinhos. As frutas também podem servir de acompanhamento para preparações salgadas, como carnes assadas, arroz, farofa e para cereais como granola e aveia. 

Digestão Rápida: durante o verão, o ideal é optar por alimentos e/ou preparações de fácil digestão e com pouca gordura, como é o caso da maioria das frutas. Seus nutrientes são rapidamente absorvidos, evitando assim a sensação de moleza, comum após a ingestão de refeições gordurosas, especialmente nessa estação do ano.

Eu, clarooooooo, não resisti!!! Delícia … bom d++++!!!

Amo frutas, e vocês?

Besitos,

Carmen Juliana