Beleza Palpites

Fragrância x Personalidade

Quantas vezes um perfume não faz a gente lembrar de um montão de coisas, desde uma pessoa até um momento especial? O aroma nos transporta a lugares como se o tempo não existisse. Involuntariamente quando cheiramos, nosso cérebro classifica o aroma como bom ou ruim, rapidamente. Todo o universo é intenso em formas, cheiros, cores e texturas, você já reparou que tudo tem um cheiro característico? Lembra do perfume das flores, das frutas, da mata, do mar, da pessoa amada, o cheirinho do bebê, dos animais, da chuva na terra, dos temperos… Você consegue imaginar um churrasco sem cheiro? Impossível!!! Esse é o poder do perfume: nos dá uma fragrância especial, que nos torna inesquecíveis! Por isso, para escolher um perfume considere duas coisas: a fragrância e se ele combina com a sua personalidade. Um dos mais importantes estilistas franceses, Christian Dior, tinha uma frase que ilustrava bem a forte relação de uma mulher com sua fragrância preferida. Ele dizia: “O perfume de uma mulher revela mais sobre ela do que sua caligrafia”. Isso porque a letra é uma das ferramentas mais poderosas para se identificar traços da personalidade de uma pessoa! Pois eh…acredite…a escolha do seu perfume pode revelar muito sobre você!!! 

É uma longa história… 

A palavra perfume deriva do latim “per fumum“, que significa “pela fumaça”. Pois foi justamente pela fumaça que os nossos ancestrais primitivos tomaram conhecimento dos perfumes que exalavam das florestas em chamas. Antes mesmo de dominar o fogo, o homem sentiu os cheiros que algumas árvores com troncos odoríficos, como o cedro e o pinheiro, soltavam no ar. Depois, quando o fogo foi dominado, o homem deliberadamente passou a queimar madeiras e folhas para sentir o aroma que lhe agradava, assim como durante as oferendas aos deuses. Porém os primeiros passos da perfumaria foram dados pelos egípcios, por meio da queima de ervas aromáticas. Desde 1580 a.C., os perfumes passaram também a ser aplicados no corpo com intuitos médicos e cosméticos. É deste povo, ainda, o legado dos primeiros frascos de perfume em vidro. As técnicas de produção foram sendo aprimoradas ao longo dos anos. Na Pérsia, foi criado o processo de extração de óleos de flores por destilação, que é utilizado até hoje. Não só o método, mas também os ingredientes experimentais rosas, óleo e ervas, influenciariam a perfumaria ocidental até os dias atuais. O grande desenvolvimento da perfumaria, porém, aconteceria na França, no século XIV.

perfume e personalidadeTipos de perfumes

Uma gota de perfume tem o poder de transformar um dia, encantar uma noite, desvendar a poesia da vida e nos tornar inesquecíveis. O perfume está relacionado com a personalidade e o bem estar de cada um.

Conheça e encante-se com o jeito NATURA de criar perfumes…

Assista ao vídeo abaixo:

Para Verônica Kato, perfumista da NATURA, cada um escolhe a fragrância de acordo com seu gosto individual. “Uma boa dica para escolher o perfume é identificar porque queremos usá-lo. Pode ser para prolongar a sensação de refrescância do banho e, neste caso, sugiro as águas e frescores a serem usadas com abundância no corpo inteiro, várias vezes ao dia. São ótimas escolhas para lugares ou dias mais quentes. Para momentos especiais, quando o importante é marcar sua presença, podemos escolher um perfume com concentrações mais altas e usá-lo em pequenas quantidades em locais do corpo mais estratégicos, como pescoço, punhos e entre os seios. Para o dia a dia, um deo colônia que combine com você e o momento. Para ocasiões mais esportivas ou descontraídas, as notas frescas e até unissex são ideais. Já para momentos românticos, pode abusar das notas florais que são sensuais e os florais frutados com toques gourmand”, aconselha Verônica.

Verônica Kato diz ainda que cada perfume tem um histórico olfativo na memória desde o nascimento. Segundo a perfumista, algumas fragrâncias são ligadas a estilos de vida e desejos que delicadamente são expostos com o perfume escolhido. “Cheiros cítricos foram relacionados ao ar livre e esportistas, por exemplo. Para a menina na balada que quer conquistar, a perfumaria vende o conceito adocicado, quente, cheiro de chocolate e açúcar queimado, com notas quentes e sensuais para a noite e por aí vai. O romance lembra flor, então o bouquet floral, notas de gardênia, rosa e jasmim, vão remeter a pessoas românticas.” A perfumista lembra também que é preciso estar atento ao fato de que uma mesma fragrância pode apresentar características distintas, dependendo da pessoa. Cada indivíduo possui seu próprio cheiro que vem tanto do tipo de pele; oleosa, seca ou normal; quanto do tipo de alimentação. São justamente estas características que tornam uma mesma fragrância única, pois a mesma essência pode emanar um cheiro diferente em cada pessoa.

Perfumista NaturaMapa OlfativoVerônica Kato Naturamapa olfativoDicas perfumes NaturaTipo de perfume

Os lançamentos na PERFUMARIA NATURA não param! Por isso é necessário que possamos entender melhor a importância de identificar os diferentes caminhos olfativos das fragrâncias, classificando-as em vários grupos, pois as pessoas em geral sempre estão inclinadas a gostar de fragrâncias que tem caminhos olfativos em comum. Isso quer dizer que fica bem mais fácil quando identificamos as fragrâncias e seus caminhos olfativos.

dicas de perfumesLançcamento perfume femininodicas de perfumes

Tabela de perfumes da NATURA de acordo com o sexo:

Dicas de perfumesTipos de perfumesPerfumes da NaturaPerfumes masculinos Naturaperfumes femininos NaturaKriska

Dicas importantes:

1 – Os melhores lugares para se passar perfume são onde a circulação sanguínea é maior: na nuca, atrás da orelha, pulsos, pescoço e dobra do braço. Evite o contato com as mucosas e os olhos. Não existe aroma que combine com esta ou aquela pessoa. É uma escolha pessoal.

2 – Como o perfume é um complemento, é importante não deixá-lo chamar mais a atenção que você, os frascos ajudam a orientar a quantia da aplicação.

 3 – Produtos sem válvula: uso em abundância indicados principalmente para o dia, produtos valvulados, de 2 a 3 “spreadas” no pescoço, pulso e colo.

Observação: o aplicador do produto diz tudo: colônia sem válvulas são para serem usadas em abundância, com válvula moderadamente (2 a 3 “spreadas”) em cada local preferido do corpo e em frascos pequeno com aplicadores delicados provavelmente são produtos concentrados que devem ser aplicados com apenas um toque.

Dicas de belezaBlog de beleza no Mato Grosso

Curiosidades sobre perfumes:

1 – O melhor lugar para guardar seus perfumes é no guarda-roupa, ou qualquer lugar escuro e fresco. O banheiro não é indicado porque a umidade e oscilações de temperatura são prejudiciais às fragrâncias.

2 – Previna a evaporação. Mantenha-os nas caixas originais e nunca deixe-os destampados por muito tempo.

3 – Em geral, a vida útil de um perfume é três anos. Com sorte, ele pode durar mais. Quando a coloração tender para o caramelo e o aroma ficar avinagrado, é hora de jogar fora!

Legal, neh? Adoramos as dicas da perfumista da NATURA!!!

E vocês, já escolheram a sua fragrância preferida?

😉

Para mais informações acesse o site: www.natura.com.br

Bjokas,

Carmen e Raquel