Onde Ir Palpites

Férias em Alagoas!!!

“Ai, que saudades do céu , do mar, do sol de Maceió”

Impossível falar de Maceió, aliás, de todo o litoral alagoano, sem sentir saudades! Tive o privilégio de curtir 10 dias de férias neste paraíso brasileiro, de um povo mega acolhedor, comida maaaaravilhosa (engordei 3,5 kg! rs) e praias sensacionais. Enfim, só posso dizer que amei e, com certeza, quero voltar várias e várias vezes! Quem acompanha o Palpite de Luxo no Instagram (@palpitedeluxo) pôde curtir um pouquinho da viagem comigo. Consegui fazer um super tour gastronômico nos restaurantes mais conceituados de Maceió (graças às diversas dicas que recebi das nossas queridas leitoras…thanks meninas!), e também visitei as praias mais badaladas da região. Clarooo que faltou eu conhecer vários lugares, mas em apenas 10 dias acho que consegui fazer o que tinha de melhor, espero neh! Hehehehehe!

Bom galerinha, várias pessoas me pediram para fazer um post com dicas das praias de Alagoas e resolvi compartilhar com vocês um pouco da experiência que eu tive. Prometo que depois faço uma matéria só sobre os restaurantes, que não são poucos. Mas hoje, aproveitando o embalo do final de semana, solzão, verão e, principalmente, as férias, vou falar somente sobre as praias que visitei e alguns passeios que valem a pena fazer. Algumas fotos são minhas, outras tive que pegar da internet porque a maioria das minhas fotos estava no Iphone e a resolução não ficou boa. Enfim pessoal, espero que gostem dos palpites, porque eu xoneiiiii em tudo!!!

PRAIAS URBANAS DE MACEIÓ

As praias de Maceió, sejam urbanas, do litoral Norte ou do litoral Sul, têm as mesmas características: águas mornas (amo!), coqueirais e piscinas naturais. As diferenças ficam por conta dos diversos tons de verde e de azul e pelas ondas – fortes ou inexistentes. Na orla central, as atrações incluem barracas animadas, ciclovia e até pista de cooper. São 4 praias urbanas: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas. As melhores praias e que vale a pena conhecer são: Pajuçara e Ponta Verde, as outras não tem nada em especial, nenhuma atração diferente, além da cor do mar (que é de tirar o fôlego em todo o litoral!) e um pouco mais de ondas.

PAJUÇARA

Uma das mais famosas praias de Maceió, Pajuçara é bastante movimentada e procurada por famílias com crianças e mergulhadores em função de suas águas protegidas. É de lá que partem as rústicas jangadas que levam às piscinas naturais, a dois quilômetros da costa. Entre as atrações, além dos peixes, sanfoneiros e cantadores que promovem um animado forró em meio aos corais.

PONTA VERDE

Considerada uma das melhores praias urbanas da cidade, Ponta Verde tem águas claras e muito calmas, boas para esportes como mergulho e o windsurf. Coqueirais, barracas – destaque para a charmosa Lopana (the best!) e para o Kanoa (top também!) – e calçadão atraem também aqueles que querem apenas curtir o alto-astral da badalada orla. Aqui estão os “points” de Maceió hein moçada, ideal para quem quer paquerar! Uhuuullll!

Agora, sem dúvidas, as melhores praias estão fora da cidade, longe da movimentação urbana. Por isso, como estávamos em uma turma de 6 pessoas, decidimos alugar um carro (pagamos R$ 200,00 a diária em um Fiat Doblo), e saímos percorrendo o litoral alagoano, de Norte a Sul. Vale a pena conhecer:

LITORAL NORTE

IPIOCA

Amei…amei…amei!!! Quer uma praia sossegada e paradisíaca? Então tome o rumo do litoral norte, a uns 20 km partindo de Jatiúca, vai aparecer o vilarejo de Ipioca. O melhor ponto está dentro de um condomínio de luxo chamado Angra de Ipioca. Lá está localizado um dos melhores restaurantes de praia da cidade, o HIBISCUS. É cobrado R$ 25,00 por pessoa pela entrada, porém você tem direito a usufruir de toda a infra-estrutura do local, com mesas, cadeiras, guarda-sol, puffs, tendas, chuveiros, redário, restaurante, bar, DJ,  um monte de coisas… claro, você só paga pelo o que consumir, no caso das comidas e bebidas. A praia é linda, com areia branquíssima, mar “azul-calcinha”, sem ondas, sem movimentação de turistas e muita moçada jovem e bonita! Adoooooro!!! kkkkkkkkkkkkk

PARIPUEIRA

Bastante frequentada nos finais de semana, Paripueira tem bancos de areia que formam piscinas naturais, acessíveis por lanchas na maré baixa. Fica a uns 33 quilômetros do centro de Maceió. Lá ficamos em um restaurante chamado Mar & Cia, que é ponto de partida para os principais passeios turísticos da região: as piscinas naturais e a deserta praia de Carro Quebrado. O restaurante é muiiiito bom, comida maravilhosa, excelente infra-estrutura, e o visitante pode escolher entre desfrutar da tranquila praia de Paripueira, fazer passeio de catamarã até as piscinas naturais (com o acompanhamento de biólogo!) ou desfrutar de passeio de lancha até a praia de Carro Quebrado.

CARRO QUEBRADO

A paisagem de falésias coloridas, em tons de vermelho e bege, e a areia pontilhada por pedrinhas coloridas tornam a visita inesquecível. Este deslumbrante cenário é de difícil acesso e praticamente não há estrutura turística, de modo que é uma boa ideia levar água e comida. Vale a pena conhecer, magnífico!

MARAGOGI

“Demais!” Assim que descrevo Maragogi. Uma das praias mais belas do Nordeste, certamente está entre as 20 praias mais lindas do nosso país. Eis aqui o Caribe brasileiro, uma visita imperdíveeelll!!! Maragogi está localizada a 125 km de Maceió, perto da divisa com Pernambuco, e possui 5 praias em seu território: Peroba, São Bento, Antunes, Barra Grande e Ponta do Mangue. A praia que banha a parte urbana da cidade não é a mais bonita. Mais afastadas da cidade encontram-se duas praias com uma tonalidade surreal no litoral brasileiro: Antunes e Ponta do Mangue. O cenário é caribenho: areia branca, coqueirais e um mar azul celeste!

A fama da praia se dá principalmente pelos passeios de barco às piscinas naturais. Para fazer o mergulho rodeado de peixes nos recifes de corais é necessário pegar um barco, que normalmente é um catamarã, para uma das 3 as áreas abertas à visitação: Galés, a quase 6 quilômetros do litoral, Taocas e Barra Grande ao norte. Todas incrivelmente belas! O passeio, que dura cerca de duas horas, é feito por empresas especializadas. O horário de saída varia de acordo com a tábua das marés (quando for visitar qualquer praia, esse é um ponto importante a ser levado em consideração), sendo feito apenas quando a maré está baixa. Vá beeemmm cedo, porque os passeios são lotados e partem no início da manhã! #ficaadica

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

É o “Must Go” do momento! São Miguel tem o litoral mais preservado da região, é uma pequena vila de pescadores, cortada por apenas uma rua principal e cercada por povoados. Em cada um é possível conhecer uma praia diferente, de beleza especial! O mar é verde-clarinho, morno e sem ondas, com os recifes característicos da Costa dos Corais. Quando a maré baixa é possível andar quilômetros mar adentro e mergulhar nas piscinas naturais, parece mentira que exista um lugar tão preservado a apenas 106 km de uma capital brasileira, no caso, Maceió.

O Palpite de Luxo indica:

Visita ao Santuário do Peixe-boi Marinho

Você fica bem pertinho desses animais ao fazer o passeio de jangada pelo rio Tatuamunha, conduzido pelos pescadores que habitam a comunidade, base do projeto de reabilitação do peixe-boi marinho. A praia é extensa, com mar esverdeado e morno, ótimo para banho. O cenário tem ainda trechos de Mata Atlântica e, por causa do rio, manguezais. Ideal para quem ama o contato direto com a natureza!

Praia do Patacho

Aqui está a TOP das TOPS!!! É a praia mais bem avaliada pelo GUIA QUATRO RODAS – tem quatro estrelas, o que significa “não deixe de ir”. E, também, coqueiros, recifes, mar clarinho e um clima ainda selvagem, sem nenhuma construção por perto. Fica a 10 km do vilarejo, no município vizinho de Porto de Pedras. You must goooooo!!!! Este ano o Réveillon de Milagres bombou em Patacho, com várias celebridades e gente bonita!

Praia do Toque

Aqui fica uma das maiores piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, conhecida apenas como “Piscina do Toque”. A água é tão transparente que, com ou sem snorkel, dá para ver uma incrível diversidade de peixes. Outro passatempo é se deliciar nas pequenas lagoas que se formam na maré baixa. Aiiiiiiiiii é bom d+++!!!

LITORAL SUL

BARRA DE SÃO MIGUEL

Sinceramente? De todas foi a que menos gostei! Na verdade a praia é muito linda, protegida por uma grande barreira natural de arrecifes que transforma o local numa grande piscina de águas calmas e cristalinas. Porém, justamente por toda essa calmaria, a praia é lotadaaa de turistas e famílias com crianças. Pra quem gosta é ideal, no meu caso achei muita “muvuca”, mas fiquei sabendo que foi devido à alta temporada. De toda forma, vale a pena a visita para conhecer!

A orla de Barra de São Miguel é repleta de mansões à beira-mar, e lá está o famoso Kenoa Beach Spa & Resort, um resort 5 estrelas, “wonderful”, chiquérrimo, ideal para casais em busca de um destino paradisíaco e eco-friendly. Para saber mais, visite o site: www.kenoaresort.com

PRAIA DO FRANCÊS

Essa é uma das praias mais conhecidas e frequentadas do litoral alagoano. Possui do lado esquerdo uma piscina natural formada por arrecifes e do lado direito as melhores ondas do Estado para a prática do Surf. Nos final de semana a praia é super movimentada, cheia de ambulantes e turistas, mas tem vários barzinhos, restaurantes, e é frequentada por muitos jovens! Dessa muvuca eu gostei! kkkkkkkkkk

PRAIA DO GUNGA

Localizada dentro de uma grande plantação de cocos, a praia do Gunga é outra das mais visitadas de Alagoas, sempre aparece na lista das 10 mais bonitas do Brasil das revistas especializadas. É banhada pela Lagoa de Roteiro (no lado esquerdo) e pelo mar (no lado direito). Lá você pode alugar buggy ou quadriciclo e fazer um passeio maravilhosooo às falésias, um verdadeiro espetáculo da natureza. Vale muiiito a pena, amei!!!

É isso pessoal, por hoje é só!!! Hahahahahahaha….enorme o post neh?! Mas não tinha como economizar nos palpites, lugares sensacionais sempre merecem ser lembrados! Espero que tenham gostado do post e que de alguma forma as dicas possam ajudar na trip de vocês!!!

Um grande beijo!!!

Carmen Juliana