jul 26 2013

Dicas de passeios em Bonito – MS

Categoria: Onde Ir, Palpites | 26.julho.2013 | 1 Comentário

BONITO…lindo…maravilhoso…espetacular!!!

Começamos o post de hoje fazendo um convite mega especial a todos vocês que nos acompanham, leitores de vários cantos do Brasil: VENHAM CONHECER MATO GROSSO DO SUL E SE SURPREENDAM COM AS BELEZAS NATURAIS DO NOSSO ESTADO!!! 😉 Quem nos segue nas redes sociais (Instagram e Facebook) viu que recentemente estivemos em BONITO (MS) curtindo uns diazinhos de folga a convite da POUSADA ÁGUAS DE BONITO. Na verdade foi apenas um final de semana, mas o suficiente para voltarmos para a casa ainda mais apaixonadas por este lugar mágico! Impossível falar de turismo no MS sem citar Bonito, considerada a capital do ecoturismo no Brasil. E como na próxima semana (31/07 a 04/08) a cidade será palco da 14ª edição do Festival de Inverno – evento que une cultura, lazer, shows, atraindo turistas de diversos estados brasileiros e também do exterior – por que não aproveitar o período para conhecer alguns atrativos turísticos da região? Vocês sabiam que mesmo no inverno é totalmente possível fazer vários passeios em Bonito? Fiquem ligados nos nossos palpites!!!

Quem chega a Bonito tem que concordar com uma coisa: bonito é pouco para adjetivar as tantas maravilhas criadas pela natureza na região. Esta tímida cidade do interior do Mato Grosso do Sul surpreende por seus rios de águas cristalinas repletos de peixes, suas grutas e cachoeiras, que atraem turistas do mundo todo. Lugares como as Grutas do Lago Azul e do Mimoso, o Aquário Natural, os rios Sucuri, do Peixe, Formoso e da Prata, enchem de tranqüilidade aqueles que procuram paz e proporcionam emoções inesquecíveis para quem está em busca de aventuras. Muitas das belezas de Bonito estão no seu subterrâneo. São inúmeras grutas com lagos profundos de águas cristalinas, em que experientes mergulhadores se arriscam para “desbravar” esse mundo desconhecido. A cidade é o lugar perfeito para quem praticar o Ecoturismo: Aquário Natural e Trilha dos Animais; Boca da Onça; Buraco das Araras; Cachoeira do Rio do Peixe; Cavalgada no Rio Sucuri, no Rio da Prata, entre outros e Turismo de Aventura, como o Mergulho no Rio da Prata, no Rio Formoso; Rapel; Arvorismo e Boia-Cross.

dicas de passeios em bonito

Como tivemos pouquíssimos dias para curtir os passeios e eles requerem uma boa parte de tempo, escolhemos para este post somente três destinos imperdíveis que podem ser realizados agora durante o inverno. Anotem ai os passeios que fizemos sob a orientação da agência ÁGUAS TURISMO!!!

GRUTA DO LADO AZUL

Gruta Lagoa Azul

Considerada o cartão postal de Bonito, a Gruta do Lago Azul é um passeio contemplativo e histórico. Descoberta em 1924, reconhecida como Monumento Natural e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1978, a Gruta do Lago Azul possui um lago com dimensões que a fazem ser uma das maiores cavidades inundadas do mundo. Para alcançar as cristalinas águas azuis, percorre-se uma breve trilha de aproximadamente 300 metros até a entrada da caverna, onde já se pode ter uma idéia de sua beleza. Depois, descendo uns 200m por uma escadaria cavada na terra (+- 300 degraus), avista-se um lago que encanta pelas águas de tom intensamente azuladas e belíssimas espeleotemas de milhares de anos. Acredita-se que suas águas venham de um lençol freático que passa por rochas calcárias que funcionam como filtro para dar a transparência que lhe é característica. O receptivo oferece bar e restaurante, sanitários e loja de souvenires. Além disso, todos os equipamentos necessários para a realização do passeio estão inclusos no valor do ingresso!

OBS: Uso obrigatório de tênis. Passeio não recomendado às pessoas que possuam alguma dificuldade de mobilidade, gestantes e portadores de labirintite. Crianças apenas acima de 5 anos completos. Este passeio tem duração de 1h30!!!

Cidades turísticas Brasileirasgruta do lago azulBonito MSPasseios em Bonito MSCidade de Bonito MS52Gruta do Lago Azul em BontioDicas de BonitoBonito MTMelhores passeios em BontioCidade de Bonito Mato Grosso do Sul

LAGOA MISTERIOSA

www.lagoamisteriosa.com.br

Situada no município de Jardim (MS), há aproximadamente 50 km de Bonito, a LAGOA MISTERIOSA fica no atrativo Recanto Ecológico Rio da Prata.

Rio da Prata Bonito MSDicas de passeios em Bonito MSLAGOA MISTERIOSA

A lagoa de água azul impressiona por sua incrível transparência e profundidade! A Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, tipo de formação geológica característica de áreas cársticas que é similar a um buraco. Com duração em torno de 1h40, o passeio começa com uma pequena trilha interpretativa, que conduz ao mirante de onde é possível vê-la em meio a mata. Uma oportunidade para a observação da rica diversidade de fauna e flora da região!

Lagoa misteriosa em Bonito MSpasseio em bonito

O acesso a essa lagoa de águas azuis é feito através de uma escadaria com 180 degraus…

Dica de agência de turismo em BonitoMergulho Bonito MSDicas e mergulho em Bonito MSlagoa misteriosa

A Lagoa Misteriosa impressiona devido à sua transparência e desperta interesse por não se saber ao certo a sua profundidade máxima. É considerada a mais profunda cavidade do Brasil, com mais de 220 metros de coluna d’água.

A Lagoa Misteriosa oferece as seguintes atividades:

Flutuação – Ao chegar no deque de acesso à lagoa, o visitante recebe os equipamentos que serão utilizados para a flutuação: máscara, snorkel e colete salva-vidas. Para aqueles que decidirem não flutuar, é possível contemplar a lagoa e se admirar com o tom azul das suas águas cristalinas.

Mergulho com cilindro – Com duração de 30 a 40 minutos, é possível praticar três categorias de mergulho na Lagoa Misteriosa, o mergulho de batismo (Profundidade máxima atingida: 8 metros); Autônomo básico (Profundidade máxima atingida de: 18 metros); Autônomo avançado (Profundidade máxima atingida de: 25 metros).

Os passeios são todos acompanhados por um profissional de mergulho credenciado e especializado!!!

A temperatura da água varia entre 24 e 25 graus e os mergulhos são permitidos somente do início de abril ao início de setembro. Ou seja, é um típico passeio de inverno!

Mergulho Brasilmergulho de cilindro em BonitoMergulho de cilindro em Bonito

A flutuação é indescritível: a visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa é impressionante. Os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas com folhas douradas, os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz, transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único! A 8 metros de profundidade abrem-se dois poços, com cerca de 10 metros de diâmetro, que descem verticalmente para mais de 240 metros de profundidade. A sensação que se tem ao flutuar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar.

lagoa misteriosa

Após a flutuação na Lagoa Misteriosa, finalizamos o passeio com um delicioso almoço no Recanto Ecológico Rio da Prata….

Almoço Fazenda Rio da PrataDoces de fazendaFazenda Rio da Prata Jardim MS

BURACO DAS ARARAS

O Buraco das Araras fica em Jardim/MS (há +- 50 km de Bonito) e é uma enorme cratera de arenito localizada no meio do cerrado sul-mato-grossense, onde habita uma grande diversidade de pássaros, em especial as Araras Vermelhas, daí o nome do atrativo. O passeio é uma boa opção, antes ou depois para quem faz o passeio Rio da Prata ou quando estiver chegando ou saindo de Bonito.

Buraco das Araras Bonito MSPasseio em Bonito MS

A história do Buraco das Araras

A história do Buraco das Araras está alinhavada à história de seu Modesto Sampaio, um senhorzinho de voz calma e olhões azuis tímidos, que transformou aquela aparente “dor de cabeça” em um dos pontos turísticos mais visitados da região. O primeiro registro que envolve o buraco data de 1912, quando a formação foi avistada por um grupo que trabalhava com gado. Eles sempre viam araras voando perto de um capão, quando descobriram que lá havia na verdade um enorme buraco onde as araras viviam, faziam seus ninhos e se reuniam. De lugar de contemplação à cemitério ao ar livre (onde eram jogados animais mortos e alguns relatam que até pessoas!); de paisagem que enche os olhos à lixão; de morada das araras a um buraco cujo nome passou a não ter mais sentido devido à depredação de pessoas que chegavam ao local para atirar nas pedras e nas aves (que acabaram por abandonar o refúgio)…enfim…o Buraco das Araras já passou por muitas fases até chegar ao que é hoje: um lugar de preservação ambiental, cuidado pelo Sr. Modesto e sua família!

O simpático senhorzinho adquiriu a Fazenda Costa Rica em 1980 e com o passar dos anos resolveu transformar o local em um maravilhoso atrativo turístico. Ele soltou um casal de araras no buraco e esperou que elas trouxessem as demais. Para tornar o lugar propício para abrigar as aves e outros animais, através de parcerias, o lugar foi revitalizado. Todo o lixo acumulado durante anos na formação foi removido, mudas de plantas nativas foram plantadas ao redor e hoje o local não é só a morada das araras vermelhas, como também de outros animais que ali vivem. A beleza do lugar atraiu não somente a curiosidade dos nativos, mas também dos turistas que, extasiados, se veem pequeninos diante da grandeza do lugar.

buraco das ararasTurismo ecológio Buraco das ArarasBuraco das Araras Jardim MSBuraco das Araras Jardim MSArara vermelhaburaco das ararasarara vermelhaArara vermelhaJardim MSBlog Palpite de Luxo

Na volta do passeio tivemos o imenso prazer de encontrar o Sr. Modesto no receptivo da fazenda. Foi um momento muito especial, já que depois de ouvir tudo sobre a história do local nos tornamos fãs deste homem que é o grande responsável pela maravilha que o Buraco das Araras é hoje!

Turismo ecológico no Mato Grosso do Sul

E ae pessoal, curtiram nossas dicas de passeios em Bonito?

Aguardem porque já estamos preparando outros posts, com mais sugestões para quem está com viagem marcada para este paraíso!!!

😉

Estamos sem palavras para agradecer à agencia ÁGUAS TURISMO, da POUSADA ÁGUAS DE BONITO, que nos presenteou com todos estes passeios maravilhosos…

MUITO MUITO MUITO OBRIGADA!!!

ÁGUAS TURISMO fica na Rua 29 de Maio, nº 1679, Bonito/MS.

E-mail: [email protected]

Telefones: (67) 3255-2332 / 8111-8560/ 8118-0224

Visite o site: www.aguasturismo.com.br

Bjinhus,

Carmen e Raquel



Comentário (1)

  1. Adriana disse:

    Fui para Bonito em maio com a agencia Bonito Way, comprei on line os passeios e minutos depois me ligaram passando todas as informaçoes da cidade, hoteis que estavam com promoçoes… passeios… etc… Pessoal atencioso, tudo muito organizado. Imperdivel é o Rio da Prata, Lagoa Misteriosa, Estancia Mimosa, Ilha Bonita e o Jiboia.
    Fui de Azul e desci no aeroporto de Bonito, como fechei os passeios, a agencia me deu o transporte do hotel ao aeroporto ida e volta. Uma delicia os bombons da tiazinha Margarida e o restaurante Casa do Joao. viagem inesquecivel, pretendo voltar


Deixe um comentário

Campos com (*) são de caráter obrigatórios


Voltar ao topo