Delicias Palpites

Delícia espanhola: Batatas Bravas!

Oláááá amigos, quanto tempo…rs!!!! Como alguns sabem, passei os últimos vinte dias viajando por algumas cidades da Europa e, claro, cada segundo era um flash! Sou apaixonada por fotografia (apesar de não ser muito “expert” no assunto) e fiz questão de registrar tudo o que eu encontrava pela frente para trazer para o Palpite de Luxo. 🙂

Como hoje é sexta-feira, feriado em Campo Grande/MS (nossa amada capital completa 112 aninhos), resolvi colocar algo bem “light” para vocês. Escolhi falar sobre uma delícia que é muito famosa e um dos pratos mais pedidos na Espanha: Batatas Bravas! Facinha facinha de fazer e pode ser servida como aperitivo para os seus convidados!!! Eu, louca por batatas, ameiiiiiiiiiiiii e super recomendo esta receita!!!

Um pouco da história:

A receita foi criada em 1905, pela mulher de Antonio Bravo Gonzalez, madrileño do bairro de Legazpi, homem que tinha tuberculose e ao morrer a sua esposa em sua honra fez a receita. A principio chamou-as de tubérculo bravo, mas com o tempo e as mudanças na cozinha mudaram o nome para a popular Batata Brava.

RECEITA

Ingredientes:

• 100g de batata

• 80g de molho de tomate

• ½ guindilla (pimenta seca espanhola) ou dedo-de-moça

• algumas gotas de tabasco (molho de pimenta)

• azeite suficiente para cobrir a figideira

Modo de fazer:

Descasque as batatas e corte em pedaços irregulares, não muito pequenos. Cozinhe a batata no óleo a 140º, até que fique mole. Escorra a batata e frite no mesmo azeite a 180º, até ficar crocante. Reserve.

Prepare o molho:

Misture a guindilla e o tabasco ao molho de tomate já temperado com sal, alho e azeite extra virgem. Disponha as batatas em um prato e despeje o molho sobre elas. Sirva bem quente. 

Se você preferir também pode fazer um Molho de Maionese:

Você vai precisar de 1 pote de maionese (500g); 3 dentes de alho picados e 2 colheres (sopa) de azeite. Em um recipiente, misture a maionese, o alho picado e o azeite. Tá pronto! É só cobrir as batatas com o molho!

Palpite:

Se desejar, polvilhe com queijo parmesão ralado ou mussarela ralada e leve ao forno médio, pré aquecido, para derreter o queijo.

Sabor dos deuseeeeeessssss!!!! 

Um ótimo final de semana a todos!!!

Besitos,

Carmen Juliana 😉