Dicas de Moda Eles Moda Palpites

Como combinar as cores das roupas?!

“Eu não tenho roupa pra sair”!!! Atire o primeiro look a mulher que nunca disse essa frase na vida! Hein hein??? Só nós, meras mortais do sexo feminino, sabemos o que isso significa no nosso dia-a-dia! Aii aiii…não é fácil não!!! 😥 O armário pode até estar abarrotado, cuspindo blusinhas, saias e vestidos saindo pelas portas…mas uma coisa é fato: nunca temos roupa, e ponto. Não discutam, nem tentem entender! Hahahahaha! Porém, para tudo há uma solução. Por isso, pensando em dar aquele super help para vocês que sempre ficam em dúvida do que vestir, hoje vamos dar uma “aulinha básica” de COMO COMBINAR AS CORES DAS ROUPAS!

Na maioria das vezes questionamos: como combinar roupas, acessórios e sapatos de colorações diferentes, sem parecer um arco-íris ambulante??? A falta de conhecimento pode nos levar a pecar pelo excesso e a montar visuais ultra coloridos ou super antiquados, por este motivo nada melhor do que conhecer a teoria das cores e saber usá-la a seu favor! 😉

como combinar as cores

Generalidades sobre a Teoria das Cores

Existem três cores primárias: VERMELHO, AZULAMARELO. Todas as demais cores podem ser produzidas a partir dessas três cores básicas. Uma cor que resulte da mistura de duas cores primárias é chamada de cor secundária ou “cor mista pura”. O verde, o laranja e o violeta são as cores secundárias.  Uma cor que se produza pela mistura de três cores primárias é chamada de cor terciária ou “cor mista impura”. Pode-se dar um tom mais escuro a todos as cores, misturando-se preto a elas, ou clareá-las, misturando-se branco! Usar as cores de maneira bem direcionada significa poupar tempo e esforço, principalmente na hora de se vestir!

teoria-das-coresO segredo das Cores Complementares

É um princípio da teoria da mistura de cores que as cores complementares são, tecnicamente falando, aquelas que mais contrastam entre si, são chamadas também de “cores complementares”. No círculo cromático (veja abaixo), as cores complementares se encontram sempre umas diantes das outras. Diante de cada uma das três cores primárias (vermelho, azul e amarelo) encontra-se uma cor secundária, portanto: laranja, verde, violeta. Os pares de cores complementares são constituídos por: azullaranja, vermelhoverde, amarelovioleta. É esse o segredo das cores complementares: em virtude de sempre uma das duas cores ter aquilo que falta à outra, em sentido técnico-cromático elas são as cores que mais contrastam entre si.

Cores complementares: azul + laranja é na verdade azul + amarelo + vermelho

Cores análogas: azul e verde; verde e azul; azul e violeta

Cores tríades: azul + amarelo + vermelho

Cores neutras: preto; branco; cinza; bege e creme

cores complementares

Como este assunto de cores e combinações rende muiiitas pautas, hoje resolvemos falar de apenas uma cor: AZUL!!!

Como combinar o AZUL???

É a cor preferida entre as cores! É a cor da simpatia, da harmonia e da fidelidade, apesar de ser fria e distante. E não existe quase ninguém que não goste de azul: apenas 1% dos homens e 2% das mulheres citam o azul entre as cores de que menos gostam (fonte: livro A Psicologia das Cores). Homens e mulheres frequentemente se vestem de azul, ele vai bem em todas as ocasiões, em todas as estações. O significado mais importante do azul está no simbolismo das cores, nos sentimentos que vinculamos ao azul. O azul é a cor de todas as caracterísitcas boas que se afirmam no decorrer do tempo, de todos os sentimentos bons que não estão sob o domínio da paixão pura e simples, e sim da compreensão mútua.

Não existe sentimento negativo em que o azul predomine. Portanto, não é de se estranhar que o azul seja uma cor tão querida. O azul é uma das cores elementares, que na Teoria das Cores são chamadas de “primárias” ou “básicas”. Uma cor primária não pode ser obtida pela mistura de outras cores.

Vejam as sugestões de looks que separamos e inspirem-se na combinação de cores!!!

Dicas de modacomo combinar corescomo combinar corescomo se vestir bemdicas de modadicas sobre corescomo se vestir para trabalharcomo combinar estampascomo misturar estampascomo usar jaqueta jeanscomo ser fashionblogs de moda no centro-oesteblogs de moda mais acessadoscomo combinar roupascomo ser fashioncomo combinar roupascomo combinar corescomo combinar roupascomo combinar corescombinar corescomo combinar corescomo combinar cores

E ae meninas, curtiram o post?

As dicas de como combinar as cores não param por aqui. Em breve colocaremos outros palpites para vocês montarem looks coloridos, sem medo de errar!!!

🙂

Bjinhus,

Carmen e Raquel