Palpites

Como colocar uma mesa formal

É um mistério pra muita gente! Como colocar uma mesa formal, de acordo com a etiqueta? Por onde começar a usar tantos talheres, pratos e copos que ali estão? Poucos sabem ou tem noção de como agir nesses casos. Então, o Palpite de Luxo te ensina! Lá vão nossas dicas para que você faça bonito no almoço ou jantar!

Consideremos que pretendem servir os pratos principais pela seguinte ordem:

1º) Sopa ou entrada

2º) Prato de peixe

3º) Prato de carne

4º) Sobremesa

* Para montar uma mesa formal os talheres devem estar colocados de acordo com os pratos a serem servidos. Ou seja, as facas, a colher da sopa e outros talheres que não necessitem de outro talher auxiliar devem ser colocados do lado direito do prato (e, f, g).

* Os garfos que acompanham as facas devem ser colocados do lado esquerdo do prato (a, b).

* Por fim, colocam-se os talheres para a sobremesa na parte superior do prato (i, h): a colher mais chegada ao prato com o cabo para a direita, e o garfo logo acima com o cabo para a esquerda (i, h).

* Os pratos também devem estar empilhados pela ordem que vão ser utilizados: o que está mais abaixo (o) é o que corresponde ao último prato a ser servido, ao passo que o que está mais acima corresponderá ao primeiro prato a ser utilizado (m). Conforme se vão servindo os pratos de comida, vão-se removendo os mesmos.

Palpites de Luxo:

– Todas as facas devem ter a lâmina voltada para o prato e ter o cabo alinhado;

– Os pratos também devem estar alinhados pelo centro;

– Os garfos podem ser alinhados pelos dentes ou pelo cabo;

– O guardanapo deve estar colocado em cima do prato ou ao lado direito do mesmo.

– Os copos (no exemplo: vinho branco, vinho tinto e água) devem ser colocados no lado superior direito do prato (p, r, q), estando alinhados com as facas. A faca da carne deve ter à sua frente o copo do vinho reservado para o prato de carne, assim como as restantes.

– O prato do pão e da faca da manteiga coloca-se do lado esquerdo superior do prato (l, j), estando a faca da manteiga sempre pousada no prato e nunca sobre a mesa.

– O garfo das ostras e do marisco é o único garfo que pode ser colocado do lado direito do prato (ao lado direito dos garfos principais).

– O copo da água (p) deve ser colocado diretamente acima das facas.

– Normalmente não devem ser colocados mais de três pares de talheres.

Acrescente sempre um toque especial como pequenos vasos de flores, algumas velas ou uma taça de fruta colorida. 😉


    By

    Carmen Juliana