Dicas de Moda Moda Palpites

Carmen Miranda: inspiração para o Carnaval!

“Alô, alô, alô, alô Carnaval
Ouço o teu tambor
Alô, alô, alô, alô Carnaval
Colombina é o teu amor…”

Impossível falar, pensar, respirar o Carnaval brasileiro sem se lembrar dela: CARMEN MIRANDA! E quem é que nunca dançou ao som de Mamãe Eu Quero; O que é que a Baiana tem?; Pra você gostar de mim (Tai); Tico-Tico no Fubá, entre outras famosas marchinhas da “Pequena Notável”, como era chamada?! Uma das brasileiras mais ilustres do país, na verdade, nasceu em Portugal no ano de 1909 sob o nome de Maria do Carmo Miranda da Cunha, mas chegou aqui com pouco mais de 10 meses de idade. Naquela época, Portugal nem sequer imaginava o que estaria perdendo. Nem o Brasil o que ganharia com a projeção internacional de uma celebridade, antes de Gisele Bundchen, Ronaldinho, Sonia Braga ou Pelé. O fato é que o mundo se esbaldaria com o talento e carisma eletrizante da cantora que balançou a Era do Rádio e, depois…Hollywood!

estilo carmen miranda

Com seus trajes exóticos e sapatos plataforma, CARMEN MIRANDA brilhava nos palcos dançando e cantando seu repertório de rumbas e marchinhas de carnaval, sendo considerada precursora do tropicalismo e uma vanguardista! Nunca seguiu a moda…Carmen usava o que favorecia seu visual no palco e seu tipo físico. As plataformas de 20cm e os turbantes tropicais davam-lhe um pouco mais de altura – tinha 1,52cm. Sentava à maquina de costura para criar pensando apenas nela mesma. Seus figurinos, pesados e estampados, entretanto, ajudaram-na a alcançar notoriedade. Carmen ditou moda! Ela criava as próprias roupas que usava, eventualmente com ajuda dos figurinistas dos estúdios de Hollywood. Também preferia bijuterias a jóias, usava muitas pulseiras e colares de cores e materiais diferentes, estabelecendo tendências. Por volta de 1933-1934, já lançava a moda dos casaquinhos e encomendava a um sapateiro do Catete as primeiras plataformas da história!

A imagem da baiana estilizada já havia sido esboçada pela artista no famoso Cassino da Urca, mas foi Dorival Caymmi que a ajudou a levar a popular personagem do carnaval brasileiro, que remete às origens do povo negro, para o show business brasileiro e internacional. Carmen pegou a idéia emprestada dos trajes das baianas que usavam cestas com frutas na cabeça. A fantasia, repleta de balangandãs, é minuciosamente descrita no samba “O que é que a Baiana tem?”, que apareceu no musical Banana da Terra, de Ruy Costa, em 1938. No livro Cancioneiro da Bahia, Caymmi explica que balangandãs são uma penca de objetos de devoção, em prata e ouro, usados pelas baianas autênticas, de “partido alto” nas grandes festas populares da Bahia. O compositor havia visto essas figuras numa estampa antiga. A baiana tornou-se o traje nacional graças à Carmen. A Pequena Notável criou uma identidade bem brasileira, sensual, fascinante e colorida. Nos Estados Unidos, inspirou chapeleiros internacionais, vitrines na Quinta Avenida e mulheres de todos os tipos. Diziam até que ela havia desbancado costureiros franceses como Dior e Chanel!!! Não é fraca não, hein?! kkkkk

O mais bacana é que mesmo após sua morte (em 5 de agosto de 1955), chega e sai Carnaval mas o estilo de CARMEN MIRANDA permanece firme e forte, seja nas estampas de roupas ou acessórios…tudo bem “a la Carmen”! E com a chegada da data mais festeira do Brasil, nada mais justo do que prestarmos a nossa singela homenagem à esta musa fashion inspiradora, que nunca sai de moda e reina absoluta com suas influências pelas ruas do Brasil!!

😉

Separamos algumas imagens da net para vocês se inspirem e curtirem o Carnaval com muito style!!!

Take a look!!!

Palpite de Luxoestilo carmen mirandacarmen mirandacarnaval em corumbáestilo carmen mirandafantasia para abadafantasia infantil para carnavalfantasia para abadafantasia para cachorrofantasia para bloco de carnavalfantasia bloco de carnaval 2014arranjo de cabelo carnavalfantasia para bloco de carnavalmodelo de arranjo para cabeçaarranjo de cabelo para carnavalideia arranjo de cabelo carnavalarranjo de cabelo carnavaladereço para cabeça no carnavalfantasia para cabeça carnavaladereço de cabeça carnavalarranjo de cabelo para o carnaval

Atire o primeiro look quem nunca usou uma peça – seja roupa ou acessório – “a la Carmen Miranda”? kkkkk

Nós amamos todo esse tropicalismo! Nada mais brasileiro, não é verdade?

E que venha o Carnaval…queremos ver as nossas leitoras arrasando na avenida!!!

😀

Bjokas,

Carmen e Raquel